A Governança na ABRH-RS

 

Em 2019, início de uma nova gestão, o grupo de profissionais que compunham voluntariamente o Conselho Deliberativo da ABRH-RS colocou como expectativa de seu tempo de mandato, contribuir e qualificar ainda mais a Governança da entidade. Em conjunto com o Executivo criamos um plano para iniciar este processo e entendemos que para isto seria necessário se aprofundar e entender ainda mais esta temática. Não sendo de domínio de nenhum dos participantes, decidimos buscar parceria com o IBGC – INSTITUTO BRASILEIRO DE GOVERNANÇA CORPORATIVA , capítulo do RS, que aceitou o desafio e desenvolveu um Programa, naquele momento ainda inédito no Brasil, para qualificar Conselheiros do Terceiro Setor. Tivemos encontros com profissionais que além do conteúdo compartilharam suas experiências na implantação da Governança em instituições semelhantes a nossa e começamos com algumas ações que vem se intensificando a cada dia mais.

 

Veja maiores detalhes na Linha do Tempo abaixo:

 

Desde então continuamos a nos qualificar e realizar ações que atendam este objetivo. Governança é um sistema formado por princípios, regras, estruturas e processos pelo qual as organizações são dirigidas e monitoradas, com vistas à geração de valor sustentável para a própria instituição, para seus ASSOCIADOS e para a sociedade em geral.

Ao adotar práticas mensuráveis de governança, as INSTITUIÇÕES demonstram seu comprometimento com o meio ambiente, com a sociedade e com a ética, o que pode trazer benefícios para a imagem da marca e até mesmo para os resultados financeiros, já que os COLABORADORES, ASSOCIADOS, PATROCINADORES E APOIADORES podem estar mais propensos a investir em empresas que possuem boas práticas que garantam a ética, a responsabilidade e a transparência em todos os processos.

Acreditamos estar a cada dia mais desenvolvendo esta Governança. Ela é um processo, não um fim e somente acontece a partir das atitudes, das ações de cada membro atuante junto a ela. Na verdade, a Governança já começou há muito tempo, mas sabemos que 2019 foi um marco importante, mas é a cada dia, a cada ano que cada um, na sua atividade torna real nosso propósito e contribuí para a perpetuação da ABRH-RS.

 

Simone Kramer Silva

Presidente do Conselho Gestão 2022/2024

 

Patrocinadores de Gestão

Apoiadores institucionais