ABRH-RS completa 46 anos de atuação

 

Criada em 19 de setembro de 1972, a Associação Brasileira de Recursos Humanos Seccional do Rio Grande do Sul (ABRH-RS) comemorou 46 anos de história. Desde a sua fundação, sempre visou a formação de uma comunidade inovadora e colaborativa, além da difusão das melhores práticas para construir conhecimento na área de gestão de pessoas.

 

Em 1976, a ABRH-RS, até então Associação Rio Grandense de Administração de Pessoal (ASRAPE), se filiou à antiga Associação Brasileira de Administração de Pessoal (ABAPe), atual ABRH-Brasil. Em outubro de 1981, a entidade passa a se chamar ABRH-RS, seguindo os passos da organização nacional e marcando uma década de grande crescimento do mundo de Recursos Humanos no Estado.

 

Já em 1993, foi criado o mérito Top Ser Humano, que premia e destaca as maiores personalidades e empresas que aplicam práticas eficientes e modernas de gestão de pessoas. A honra foi se tornando cada vez mais valorizada e desejada até ser consolidada anos depois, em 2001, com o surgimento do Top Cidadania. Esse mérito condecora ações sociais realizadas por organizações gaúchas, contribuindo para o incentivo dos investimentos sociais nas empresas e desenvolvimento do Estado. Hoje, os tradicionais méritos são vistos como alguns dos principais reconhecimentos do segmento no Brasil.

 

Além disso, também durante a década de 90, foi criada a ABRHestágios, uma agência que auxilia estudantes a buscarem as primeiras experiências no mercado de trabalho. Um dos principais objetivos é potencializar os seres humanos e oferecer um atendimento diferenciado, orientando empresas em contratos de estagiários e pessoas que estão iniciando suas carreiras. Até hoje, a ABRHestágios gerou quase 500.000 oportunidades e fechou mais de 160.000 contratos de estágios. Os estudantes que estão cadastrados na agência da ABRH-RS podem concorrer a vagas em grandes empresas de todo o estado, como Stihl, Grupo RBS, Braskem e Dorf Ketal.

 

O CONGREGARH, maior evento de Gestão de Pessoas do Sul do Brasil, foi criado pela ABRH-RS em 2003 e é realizado de dois em dois anos na capital gaúcha. “O objetivo do congresso é trabalhar valores, uma necessidade que nós não podemos desviar. Colocar a relevância da ética, de uma humanidade mais harmônica, equilibrada, mais justa, que saiba compartilhar mais e que saiba cooperar, é o que vai gerar um futuro com diferente positivamente”, justifica o presidente da ABRH-RS, Orian Kubaski. O conteúdo é voltado para lideranças, executivos, profissionais de Recursos Humanos e estudantes. Durante o evento, acontece a EXPOCONGREGARH, espaço que permite aos patrocinadores e expositores interagirem com um seleto e qualificado público. A feira é aberta ao público e possui uma média de circulação de, aproximadamente, 5400 pessoas por edição.

 

Para Kubaski, estar à frente da entidade e comemorar mais um ano de sucesso de cursos, eventos e capacitações, como Fórum de Gestão de Pessoas e Café Conosco, é uma grande oportunidade de aprendizagem. “Permear a nossa atuação durante todo este período é uma chancela de que estamos no caminho correto. É com muito orgulho e dedicação que tenho a honra de presidir a ABRH-RS e contribuir para o compartilhamento de conteúdo específico aos profissionais além de premiar boas práticas”, conclui Kubaski.

 

Hoje, a ABRH-RS, uma das principais seccionais da ABRH-Brasil, possui mais de 1,3 mil associados entre pessoas físicas e jurídicas, empresários, profissionais, consultores e estudantes. O principal compromisso da organização é promover o desenvolvimento dos profissionais de Recursos Humanos e dos gestores de pessoas por meio de eventos, cursos, palestras, pesquisas, seminários, grupos de estudo e troca de experiências.

Patrocinadores de Gestão

Apoiadores institucionais