Como o job rotation pode impactar positivamente a sua empresa?

 

O job rotation consiste em um método de desenvolvimento e capacitação profissional no qual o colaborador permeia diferentes atuações dentro da mesma empresa. Bastante comum e utilizado por multinacionais para fazer com que os colaboradores e a própria organização continuem em movimento e crescimento constante, a prática busca formar profissionais cada vez mais preparados para ocupar cargos de liderança na empresa.

 

É possível que a migração transcenda a troca de setores, como no caso da STIHL Ferramentas Motorizadas que disponibiliza, por meio de um programa estruturado no RH, aos colaboradores - mediante requisitos - a oportunidade de trabalhar em sedes de outros continentes. Um dos principais objetivos do job rotation é maximizar o aprendizado dos profissionais da companhia e descobrir novos talentos, possibilitando que os funcionários aprendam em diversos setores da companhia durante um dia, um mês ou seis meses, de acordo com a estrutura e a realidade de cada ambiente. Na prática, uma pessoa pode passar um tempo determinado trabalhando no financeiro, depois ir para a produção, seguir para compras, passar pelo marketing e, finalmente, conhecer mais sobre o departamento de vendas.

 

Bastante comum em programas de trainee, esta prática pode ser aplicada em organizações de todos os portes e segmentos. Para isso, é preciso avaliar as necessidades de cada negócio e planejar uma rotação adequada a cada realidade corporativa. Aliada ao conhecimento teórico, proporcionado por treinamentos, cursos e palestras, a prática é uma tendência de aprendizado e desenvolvimento profissional, gerando muitos benefícios para a organização e para os colaboradores. Confira:

 

Vantagens para os colaboradores

Um dos principais aprendizados que a prática traz para os colaboradores de uma empresa é o conhecimento sobre as atividades do lugar em que trabalha. Desta maneira, quando estiver em seu departamento definitivo, o trabalhador irá saber como funcionam as atividades nos demais setores, podendo desempenhar suas funções de forma mais efetiva e colaborativa.

O job rotation possibilita que o colaborador saia da sua zona de conforto e exerça a sua liderança. Além disso, é possível aumentar a rede de contatos, desenvolvendo autonomia, comprometimento, espírito de equipe e melhorando relacionamentos com colegas e clientes. Com esta movimentação, o profissional aprimora o perfil de maneira estratégica e compatível para a empresa que trabalha

 

Benefícios para as empresas

Uma das grandes vantagens para as organizações é a possibilidade de descobrir novos talentos e reorganizar a logística dos departamentos, alocando os profissionais certos para os cargos mais adequados, que oferecerão mais oportunidades de crescimento para eles. Conhecer diversos setores e desempenhar as funções na prática ajuda as companhias a analisar o desempenho dos profissionais e indicá-los para o setor com o qual eles tenham maior identificação e melhor atuação.

Patrocinadores de Gestão

Apoiadores institucionais