Como o RH pode extrair o melhor do Data Mining

 

Data Mining, conhecido também como “mineração de dados”, consiste em coletar e organizar informações, a partir de técnicas de inteligência artificial que se baseiam em conteúdos adquiridos sem interferência humana. Os profissionais de recursos humanos já estão utilizando essa ferramenta para melhorar o seu desempenho e a qualidade do serviço, como, por exemplo, para recrutar talentos e gerir as equipes de forma mais assertiva, além de conhecer melhor os clientes da organização, os fornecedores, os produtos e o próprio mercado.

 

Acompanhar o desempenho dos colaboradores, gerir com mais eficiência a equipe e adquirir informações mais personificadas são os benefícios que mais chamam atenção para o RH na utilização do Data Mining como aliado. Com as análises em informações precisas, há como encontrar correlações entre dados distintos que possam gerar algum tipo de conhecimento útil para uma empresa ou pessoa física. O recurso agrega valor às decisões, desvendando particularidades e permitindo que se descubram tendências e até mesmo projeções para ações futuras com um material mais eficaz.

 

Há hoje uma abundância de dados disponíveis. As interações que se realizam de forma online ficam armazenadas em rede, isso faz com que se obtenham informações personificadas do público que deseja alcançar. Esses dados podem ser analisados para que tragam benefícios para as empresas e se transformem em conteúdo altamente relevante na hora de tomar decisões. Melhorando a inovação e a lucratividade da organização.

 

O Data Mining cria a possibilidade de alcançar novas formas de trabalhar, com estratégias baseadas em estatísticas refinadas para atingir diferentes resultados. Isso permite que o profissional esteja apto a obter informações mais precisas e menos subjetivas, podendo, assim, tomar suas decisões pautadas em dados concisos e conduzir uma gestão comportamental mais eficaz. Empresas que já utilizam essa técnica estão se destacando no mercado e ganhando mais visibilidade.

Patrocinadores de Gestão

Apoiadores institucionais