Como organizar uma carreira de destaque em 2018

 

Para desenvolver um bom planejamento de carreira é preciso ter foco. Clareza nos objetivos profissionais e pessoais, autoconhecimento para identificar pontos fracos e fortes e metas pré-estabelecidas são os principais pontos para começar a organizar a profissão. A partir da definição dessas ações, o profissional vai conseguir buscar uma capacitação mais eficaz e potencializar seus diferenciais.

 

Buscar referências de inspiração na área em que deseja atuar é outro aspecto que ajuda a definir uma direção no início do processo de planejamento. Dentro das empresas, esse processo se chama mentoria. É um “apadrinhamento” em que uma pessoa mais experiente adota quem ainda possui pouca vivência na área. O presidente da ABRH-RS, Orian Kubaski, afirma quão importante é o entendimento de que esse ciclo de ações seja contínuo. “O ciclo de ações deve ser revisado com certa periodicidade para que se tenha êxito no processo. É essencial ter também um propósito de vida. Onde eu quero chegar? Como e quando quero chegar? Estipular metas ajuda a alcançar os resultados com mais transparência”, destacando que o aprendizado deve ser constante.

 

Segundo pesquisa divulgada em matéria do Diário Catarinense com profissionais de Recursos Humanos - entre eles a vice-presidente de Desenvolvimento Humano e Inovação da ABRH-RS, Crismeri Delfino Corrêa - a área mais procurada para 2018 é a de gestão de conhecimento. Esses profissionais possuem a capacidade de lidar principalmente com recursos como Big Data, que são os dados que ajudam a encontrar padrões e traçar tendências de mercado. Este segmento ganha destaque pelo crescimento de informações que o meio digital vem proporcionando e podem ser utilizadas para tornar mais eficientes e rentáveis os processos internos e externos das empresas.

 

Estarão em evidência também áreas de Gerontologia e Geriatria, Desenvolvimento de Aplicativos, Engenharia de Software, Biotecnologia, Controle Financeiro e Marketing Digital. “Nessas, assim como em todas as outras profissões, é de extrema importância a atualização contínua dos conhecimentos requeridos e uma ótima manutenção de relacionamentos”, destaca Orian.

 

Para o profissional que deseja se aperfeiçoar profissionalmente em cursos de verão, com base no cenário econômico previsto para os mercados em destaque em 2018, Orian aconselha buscar por áreas que desenvolvam gestão e autoconhecimento, como cursos de Inteligência da Informação, Gestão de Projetos, Metodologias Ágeis, Designer Gráfico, Empreendedorismo Social e Tecnologia da Informação.

 

“O profissional precisa estar cada vez mais apto a identificar tendências de mercado, estar aberto a novas descobertas, se mostrar interessado, se adaptar rápido e saber trabalhar com colaboração. Isso é o que vai se tornar o diferencial em sua carreira”, conclui, reiterando que é preciso buscar a geração de soluções que agreguem valor ao negócio e que estejam de acordo com o propósito da empresa, pois impactam diretamente a sociedade em geral.

Patrocinadores de Gestão

Apoiadores institucionais