Como reforçar sua empregabilidade e estar preparado para o novo ano

O ano de 2016 foi difícil para a economia de uma forma geral e isso trouxe impactos diretos ao mercado de trabalho. Segundo estimativas da Organização Mundial do Trabalho (OIT), entre 2016 e 2017, quase um em cada cinco novos desempregados do mundo virá do Brasil. O cenário não é favorável, por isso, os trabalhadores devem estar preparados para enfrentar as dificuldades. Algumas dicas podem colaborar com a melhoria da empregabilidade no ano que se aproxima:

 • Estar disposto a sair da zona de conforto: o trabalhador deve estar ciente das mudanças necessárias e do que é preciso acrescentar ao seu portfólio de competências.
 

 • Procurar capacitar-se cada vez mais: profissionais capacitados certamente têm destaque no mercado de trabalho e chamam a atenção das empresas. Vale a pena investir em cursos, treinamentos e qualificações para estar um passo à frente dos concorrentes.

 • Saber entregar mais com menos: a crise colabora com que as equipes estejam cada vez mais enxutas, porém, isto não pode significar que o trabalho entregue seja menos qualificado. Dessa forma, os profissionais mais valorizados no mercado são aqueles que atendem a todos as necessidades da empresa.

 • Procurar ter uma boa imagem no ambiente de trabalho: saber lidar com as situações adversas no dia-a-dia no local de trabalho é fundamental para a manutenção do emprego e para um bom relacionamento com os colegas de equipe.

 • Fazer a gestão de suas redes sociais: atualmente, é comum que as empresas confiram as redes sociais dos candidatos antes de serem contratados. Por isso, é importante manter a discrição sobre sua vida pessoal na internet e evitar comportamentos que possam comprometer sua imagem.

Apesar do clima de pessimismo por conta da crise econômica, quem está em busca de uma oportunidade deve procurar diferenciar-se em meio a tantos candidatos disponíveis. Aqueles que estão empregados também devem buscar um diferencial dentro do seu trabalho, visando crescimento profissional.

Patrocinadores de Gestão

Apoiadores institucionais