Como saber se estou pronto para assumir um cargo de alta gestão?

Profissionais que recebem a oportunidade de avançar na carreira assumindo responsabilidades importantes como, por exemplo, um cargo de liderança corporativa, geralmente se autoavaliam e questionam se estão preparados para o desafio. Ser líder de uma equipe não é tarefa fácil, pois significa um aumento significativo de obrigações e compromissos com a empresa e também com os subordinados.

Mas como, de fato, saber o nível de preparação para assumir a gestão de uma equipe? Existem alguns sinais que podem mostrar se sua hora chegou. O site Fortune.com elencou cinco. Confira:

  • Você quer mais responsabilidade, não mais crédito: a preocupação com o crescimento da empresa deve ser tão importante quanto sua vitória pessoal.  E a motivação para querer um cargo de alta gestão deve visar esse objetivo e não apenas ser uma satisfação na própria carreira. Ou seja, a partir do momento que você se torna um líder, os resultados da empresa devem ser colocados na frente dos seus resultados individuais.
  • Você é capaz de incentivar sua equipe a atingir bons resultados: saber se comunicar com sua equipe é fundamental. Você deve ser capaz de passar as mensagens de forma clara, precisa e com atenção para que as pessoas entendam e realizem o que foi solicitado. Um líder deve comunicar o objetivo de forma convincente, incentivadora e, assim, inspirar confiança e cooperação.
  • Você é um estrategista: um líder precisa enxergar as situações de uma forma geral e, após isso, separar cada parte para que se tenha a organização do todo. Você deve estar ciente de todos os obstáculos que podem de alguma forma prejudicar sua equipe. Tendo a visão do todo, você saberá exatamente que peças consertar (ou remover, se necessário).
  • Sua opinião é valorizada: se suas colocações e propostas são levadas em consideração nos momentos de tomada de decisão de seu departamento na empresa, é sinal de que confiam na sua competência. É também um indício que você está pronto para assumir um cargo mais importante na organização.
  • Você é confiável até em um momento de crise: a melhor maneira de mostrar suas habilidades profissionais é resistir a um momento de crise. As responsabilidades nesses momentos caem diretamente para os líderes, que precisam demonstrar calma e capacidade para enfrentar as situações de dificuldade. Além disso, é preciso motivar a equipe para reverter o quadro de instabilidade.

É importante que seja feita uma reflexão sobre sua trajetória dentro da empresa, para que essa oportunidade venha no momento mais oportuno. Assumir um cargo de liderança é, acima de tudo, uma chance de crescimento profissional.

Patrocinadores de Gestão

Apoiadores institucionais