CONGREGARH Conexão 2018 debateu o tema “Liderança: desconstruir para construir”

 

Evento reuniu presidentes, diretores, gerentes, gestores de pessoas, líderes e coordenadores de organizações em Passo Fundo

 

O CONGREGARH Conexão 2018, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos Seccional Rio Grande do Sul (ABRH-RS) e a Prática Recursos Humanos, com apoio da UPF, aconteceu neste mês de junho no Centro de Eventos da UPF, em Passo Fundo. O presidente da ABRH-RS, Orian Kubaski, destacou a oportunidade de realizar a terceira edição do encontro. “A nomenclatura do evento se dá pelo fato de Passo Fundo representar um significativo hub estratégico de conexões do nosso Estado”, afirmou. Já a vice-presidente de Desenvolvimento Humano e Inovação da ABRH-RS, Crismeri Delfino Correa, explicou o objetivo da temática: “Acreditamos em uma liderança colaborativa que, por meio dos percalços da rotina e dos desafios impostos, seja capaz de desconstruir o planejado e encontrar soluções e inovações para construir um melhor resultado”.

 

Posteriormente, o executivo da ABRH Brasil e sócio da RM Nexialista, Ricardo Mota, conceituou o termo ‘diversidade’ como algo amplo e impossível de abordar sem relacionar com pessoas. “Muitas vezes quando falamos em diversidade, remete-se a uma suposta minoria. Porém, é o contrário, a representatividade é de maioria”, afirmou Mota. A vice-presidente de RH, Responsabilidade Social Corporativa e Comunicação Interna da Atento, Majo Campos, apresentou a empresa em que trabalha e deu dados que dimensionam a atuação em prol da inclusão. “Nosso quadro de funcionários é um extrato da população brasileira. Nós temos um turn over de 5%, isto representa que estamos fazendo um belo trabalho”.

 

No painel “A reconstrução da Chapecoense” o ex-goleiro, Jakson Follmann, e a gerente de RH do clube catarinense, Jorilde Batista estiveram presente no evento para compartilhar a experiência na reconstrução do clube. “Uma das principais dificuldades foi ter perdido tantas pessoas. E após isso, reconstruir a estrutura. Tivemos que contratar mais de 25 jogadores”, contou Follmann. Jorilde também compartilhou as lições aprendidas neste acontecimento. “É preciso acreditar e saber que somos capazes. Que conseguimos realizar os objetivos com capacitação e dedicação. Não será fácil, mas é possível”, disse.

 

Para abordar o tema da inovação, Arthur Igreja, com experiência profissional e acadêmica em mais de 25 países, destacou que as mais importantes inovações estão atreladas a desburocratização e a melhor gestão do tempo das pessoas. “Os melhores negócios do mundo são aqueles que colocam o usuário no centro da experiência”, afirmou. O velejador vice-campeão mundial, André Streppel expôs como levou sua experiência na superação de desafios no esporte para o campo do empreendedorismo com a criação de seu negócio. “Quando nos esforçamos e nos dedicamos, os resultados aparecem. Para conquistarmos nosso espaço, temos que nos esforçar mais que os outros”, aconselhou.

 

“Não basta desenvolver competências, é preciso conter as nossas incompetências. Ou você sabe quais das suas características vão lhe derrubar ou descobrirá na queda. E este processo é um grande desafio”, disse Jorge Fornari, que ficou responsável por conduzir a palestra com o tema principal do evento. A sócia do Grupo Lins Ferrão e diretora de Treinamento e Desenvolvimento da rede de lojas Pompéia, Fernanda Ferrão, estava presente no evento também e ressaltou que “a reflexão ‘O que eu preciso na minha empresa?’ é fundamental para estabelecer prioridades organizadas”.

 

A finlandesa Anna Tienhaara, psicóloga, consultora do Instituto Finlandês Saúde Ocupacional destacou a importância da comunicação e do alinhamento estratégico nas organizações. “Estima-se que o estresse relacionado com o trabalho e outros riscos psicossociais cause metade dos dias de licença médica na Finlândia”, disse Anna. O gerente de gestão e RH da Bruning Tecnometal, Daniel Pôttker apresentou o case da empresa de promoção da saúde. Em três anos de instauração do programa, o nível de engajamento aumentou 34%. Ao apresentar estatísticas que fortalecem a relevância da atuação do RH estratégico e envolvido na gestão da saúde e da segurança dos funcionários o gerente executivo de saúde e segurança na indústria do SESI nacional, Emmanuel Lacerda, disse sobre as despesas na área da saúde. “O aumento do custo em saúde no Brasil é 17% maior que a média da América Latina e 11,5% maior que da América do Norte, com 8,6%”.

 

Apresentando diversos lançamentos que prometem revolucionar a área de serviços e indústria nos próximos anos, Carlos Trein, diretor regional do SENAI-RS, trouxe para o evento assuntos sobre as inovações da indústria 4.0 e os impactos no mercado de trabalho. “Precisamos de pessoas que tenham formação multidisciplinar, capacidade de adaptação, senso de urgência e bom relacionamento. As lideranças nas empresas devem estar atentas para selecionar equipes alinhadas ao propósito da organização, que estejam motivadas a atuar naquele ambiente”, destacou Trein durante o evento.

 

CEO do terceiro maior e-commerce de vinhos do mundo, Rogerio Salume compartilhou suas experiências sobre o desenvolvimento da Wine.com.br. Dentro dos assuntos que conversou, ele destacou o trabalho com os colaboradores. “Na Wine o cliente não está em primeiro lugar, falo isso abertamente, mas sim os wineanos, colaboradores da nossa empresa. Se disseminarmos felicidade para a galera que trabalha conosco, o nosso cliente, consequentemente, receberá esta energia e se sentirá bem atendido e feliz”, afirmou.

 

O especialista e sócio-fundador da Surya Gestão para um Mundo Digital, Luiz Parzianello, falou sobre a aplicação de tecnologias de ponta relacionadas com práticas de gestão que conduzem as organizações para novos resultados. “Análise de Negócios é uma área que viabiliza a mudança de um determinado contexto organizacional, mediante a correta definição de suas necessidades corporativas”, conceituou Parzianello.

 

Em consonância com o gerenciamento ágil em negócios apresentado no painel de Luiz, a ABRH-RS promoverá o CONGREGARH 2019 com o tema “Liderança Ágil em um Mundo Complexo”. O evento acontecerá em Porto Alegre (RS), na PUCRS, entre os dias 15 e 17 de maio do próximo ano.

Patrocinadores de Gestão

Apoiadores institucionais