Desde inovação até retenção de talentos, conheça as principais tendências para Recursos Humanos em 2019.

 

O ano de 2018 foi de incerteza em grande parte das empresas e setores de RH por todo o país. Contudo, uma pesquisa sobre a confiança dos profissionais no mercado de trabalho realizada pela empresa de recrutamento Robert Half, com índices entre 0 - 100 (sendo 0 menos e 100 mais confiança), pontuou 55,3 sobre a perspectiva para 2019 entre os participantes. Em comparação com o índice de 28,6 referente ao cenário vivido em dezembro de 2018, o crescimento da esperança sobre a abertura de postos de trabalho é notável.

 

Este aumento de confiança e de possíveis oportunidades criadas se acentua em decorrência das vagas de emprego temporário que devem ser ocupadas nos primeiros meses do ano. O sentimento positivo atinge níveis maiores para vagas de analista, supervisão, gerência e diretoria.

 

Com as novas oportunidades, os setores de RH terão novos desafios com os modelos de trabalho aplicados nestas vagas. Veja abaixo quais são os principais e as possíveis soluções que devem ser considerados para 2019 em todo o Brasil.

 

Desafios

  • Retenção de talentos: ter um propósito e aplicá-lo em ações e atuação diária é uma forma para engajar e reter os talentos na empresa, além da remuneração. Um plano de carreira bem desenvolvido e claro, com política transparente sobre cargos, salários e ascensão manterão os talentos motivados, assim como políticas de benefícios e premiações que sejam relevantes para os colaboradores, o que evita que se busque tais diferenciais na concorrência.

 

  • Flexibilidade de horário e local de trabalho: aliar as facilidades que a tecnologia traz com o compartilhamento de documentos e mobilidade aos formatos de trabalho remoto pode oferecer alternativas aos colaboradores interessados em tais circunstâncias. Entregas de resultados também passam a ser mais importantes do que o tempo no escritório, diminuindo complicações para que os colaboradores possam resolver questões pessoais ou possam realizar atividades extras sem conflito com suas responsabilidades. Estas premissas tendem a aumentar a qualidade de vida e os níveis de produção de todos os colaboradores da empresa.

 

Modernização

  • Realidade virtual: a realidade virtual é uma tecnologia que tem sua aplicação se expandida nas mais diversas áreas. O uso deste tipo de recurso está começando a abrir espaço entre equipes de RH para melhorar a experiência de treinamento. A aplicação da realidade virtual otimiza o tempo e a qualidade com que o profissional é treinado para realizar suas atribuições mais complexas enquanto já executa tarefas dentro da empresa.

 

  • Inteligência virtual: o uso de chatbots e de atendimentos automatizados por telefone podem ser utilizados pelas equipes de RH para desvincular a necessidade de prestar atendimentos simples, liberando os profissionais para realizarem planejamentos mais completos, proporcionar bem-estar da equipe e novos projetos. Este recurso também pode ser usado para avaliar perfis em processos de seleção, fazendo escolhas inteligentes de acordo com as capacidades profissionais dos inscritos previamente a entrevistas presenciais.

 

Manter-se atento às novidades e inovações do mercado é essencial para RHs em todas as organizações, melhorando suas relações com colaboradores e com os processos internos. Aproveitar o momento de reaquecimento do mercado pode ser uma ótima oportunidade para se atualizar e renovar formatos dentro da sua empresa.

Patrocinadores de Gestão

Apoiadores institucionais