Endomarketing e comunicação interna: conheça as diferenças

 

A comunicação estratégica é uma das aliadas mais importantes das empresas quando o objetivo é favorecer o engajamento dos funcionários, melhorar o clima organizacional e a integração entre os colaboradores. Mas a comunicação corporativa comporta diferentes áreas – comunicação externa e endomarketing e comunicação interna – e é importante ter claro de que forma cada uma delas pode beneficiar sua organização e ajudar a superar os desafios para uma comunicação organizacional mais fluida.

Você sabe, por exemplo, quais são as principais diferenças entre endomarketing e comunicação interna?

 

Aparentemente, pode-se pensar que são a mesma coisa, pois o público alvo é o mesmo: o interno. Contudo, seus objetivos e suas práticas são distintas – ainda que sejam processos complementares – e identificar essas peculiaridades é fundamental quando se pretende alcançar uma comunicação interna eficiente. Em resumo:

  • A comunicação interna envolve processos de informação, enquanto o endomarketing trabalha o incentivo e a interação entre colaboradores e empresa.

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Endomarketing

No endomarketing, as ações desenvolvidas são de relacionamento com o funcionário – como se eles fossem clientes internos -, com o objetivo de criar fidelidade, de modo que trabalhem sempre em prol da organização e que atendam melhor seus clientes finais. Como falamos aqui no Cultura Colaborativa por que falta de integração prejudica as empresa, e uma das maneiras de resolver esse problema é por meio do marketing interno, que também visa maior integração e alinhamento entre a empresa e seu colaborador, repassando a informação com técnicas e estratégias de marketing.

Entre as ações mais comuns de endomarketing, é possível destacar: peças gráficas (banner, display de mesa etc.), festas ou happy hours, e-mail marketing, vídeos institucionais, manuais técnicos e educativos, palestras etc.

A aplicação de endomarketing, segundo o doutor em Marketing Christian Grönroos, pode dar-se em dois momentos. O primeiro no gerenciamento de atitude e o segundo e mais importante no gerenciamento da comunicação. Nesse caso, o processo estabelece um sistema informativo que proporciona aos colaboradores subsídios para que possam efetuar suas tarefas com eficácia. Destaca-se, nesse contexto o endomarketing como base motivacional para comprometimento dos colaboradores e empresa. Nesse sentido, a informação deve estar sempre em primeiro lugar.

O endomarketing estabelece uma relação de troca entre empresa e colaborador. Nesse sentido, a imagem da empresa “vendida” aos colaboradores, tão logo seja assimilada, gerará resultados no âmbito geral. O endomarketing usa a persuasão e o convencimento do colaborador: usa-se uma campanha para mostrar a ele como é importante agir de certa forma ou adotar uma prática específica.

Assim como os demais processos, para que as ações de endomarketing estejam alinhadas aos objetivos da empresa e possam dar resultados efetivo, é preciso ser planejada adequadamente e bem executada, seguindo as melhores práticas adotadas pelo mercado e que se aplicam a sua realidade.

 

Comunicação interna

Já a comunicação interna é usada para transmitir informações da instituição ou áreas afins por meio de canais/veículos internos e das lideranças para seus funcionários, como novas ações, estratégias, objetivos e metas de trabalho. As mensagens podem ser transmitidas por vários canais, como e-mail, newsletter, rede social corporativa, entre outros.

No caso da comunicação interna, o engajamento se dá por autoconvencimento: a equipe consome uma informação transmitida pelos canais oficiais e toma atitudes mais engajadas com a organização.

A comunicação interna tem como preceito básico informar aos colaboradores as ações da empresa, como ela funciona, sua missão, visão e valores, além de, é claro, integrar equipes e indivíduos produzindo fluxo colaborativo dentro da organização. Segundo Margarida Maria Krohling Kunsch, professora e diretora da ECA-USP, a comunicação interna “oferece estímulo ao diálogo e à troca de informações entre a gestão executiva e a base operacional, na busca pela qualidade”. Por usa importância, a comunicação interna é essencial quando o assunto é sair da crise.

Qualidade essa que influi diretamente na produtividade de cada colaborador, ou seja, com uma comunicação interna mais fluida, clara e direcionada ao diálogo – emitir mensagem e ouvir o feedback – os colaboradores sentem-se parte da vida orgânica da empresa. Esse canal de conversação formal evita a comunicação informal (boato) e gera, segundo a especialista em comunicação empresarial Maria Alzira Pimenta, a “integração ao verdadeiro espírito de trabalho em equipe. Qualquer objetivo só será alcançado quando se torna possível, aos trabalhadores, expressarem seus valores, desejos e conflitos”.

 

  • Nesse contexto, entende-se que a comunicação interna estabelece os vínculos necessários dentro da organização que irão gerar produtividade e, em consequência, lucro à empresa.

 

Para obter sucesso na aplicação de canais internos alguns cuidados devem ser tomados. Gestores devem verificar que tipos de veículos atenderão a sua realidade, o formato de linguagem e, claro, ter um profissional especializado em comunicação para dar vida ao projeto.

Além de seguir estes “passos”, ao implantar os canais de comunicação é preciso que a empresa esteja preparada para dialogar com o colaborador, pois se os veículos escolhidos apenas permitirem o fluxo vertical descendente (hierárquico) e não facilitarem o direito à resposta, haverá desmotivação e má recepção da iniciativa.

Este viés é fator motivador primordial de satisfação ao colaborador que mais integrado à empresa e ao processo, fica à vontade para sugerir novas ideias e melhorias ao trabalho.

 

Ponto em comum entre o endomarketing e a comunicação interna

Embora com focos diferenciados na relação empresa/colaborador e com ligações à áreas distintas (comunicação e administração), a comunicação interna e o endomarketing possuem um forte ponto em comum. Ambas visam a lucratividade da organização – a primeira de forma mais acentuada a longo prazo e a segunda de forma imediata. Para Sabrina Simões Pires, toda ação direcionada ao público interno objetiva obter lucros e expandir o mercado. Para tanto, entende-se que a principal ferramenta para alcance desse objetivo são as pessoas.

 FONTE: Cultura Colaborativa

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