O desafio de liderar pequenas equipes

 

Liderar equipes é um desafio constante. Formar um time com pessoas motivadas e focadas na busca por resultados exige dedicação e atualização permanente dos gestores mais inspiradores. Um estudo realizado pela QSM (Quantitative Software Management) aponta que quanto maior a equipe, mais desafiador é o processo de gerir. A pesquisa indica que as equipes com grande número de pessoas podem sofrer com a queda de produtividade e enfraquecimento do engajamento individual. Um dos fatores identificados é a distância que o gestor pode ter dos componentes do seu grupo, por não conseguir se aproximar individualmente do colaborador.

 

E para as pequenas equipes? Há diferença na forma de gerir um grupo menor de trabalho?

Diferente de trabalhar com um grande número de pessoas, o gestor das equipes pequenas desenvolve um contato mais direto com os colaboradores. Isso exige mais transparência e atenção individual de quem assume a liderança do time.

 

Júlia Ribeiro, especialista em empreendedorismo, em entrevista à Revista Exame, destaca que as equipes enxutas podem trabalhar tão bem quanto um grande grupo de trabalho. “A máxima de ‘quanto mais cabeças pensando sobre um problema, melhor’ nem sempre é verdade. Contratar um profissional que sua empresa não precisa pode sair muito caro – tanto financeiramente quanto para a dinâmica da organização”, fala, ressaltando que ter equipes reduzidas e mais produtivas pode ser um fator de sucesso para o negócio.

 

A especialista indica dois processos que auxiliam o gestor a gerir com mais facilidade e estimular a alta produtividade das equipes enxutas. Uma das ferramentas é o Kanban, um sistema de sinalização de tarefas através do uso de cartões ou quadros, onde toda a equipe pode acompanhar o andamento do trabalho. Existem ferramentas online e gratuitas que oferecem esse tipo de controle, como por exemplo, o Trello. Outro processo que cada vez mais ajuda empresas com equipes pequenas a alcançarem as metas são os Objectives and Key Results (OKRs). Nesse sistema são criadas listas de objetivos que estão relacionados entre si, proporcionando aos colaboradores uma visão ampla do efetivo trabalho em conjunto. Uma das empresas que adota esse sistema é a Google.

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