O mentoring como caminho para desenvolver a liderança

A conjuntura econômica atual pode ajudar muitos gestores a se transformarem em grandes líderes. Mas, não saber navegar em águas turbulentas, pelo menos quando o assunto é negócio, pode significar ficar à deriva ou naufragar. Nada como aprender com um bom e experiente líder. O mundo dos negócios tem enxergado no mentoring empresarial uma forma de aprender com a experiência de quem já enfrentou muitas tormentas para superar as deficiências e dificuldades das empresas e gerar um crescimento lucrativo.

Embora tenha sido criado há bastante tempo, o mentoring ainda é pouco aplicado no Brasil em empresas mais maduras, porém já bastante difundida em Startup´s, que têm tirado enorme proveito desta técnica. A metodologia é uma mistura entre o coaching, que foca em desenvolver o indivíduo, tornando-o sempre melhor do que já era, e a consultoria – que demonstra os pontos críticos da empresa e direciona alternativas de soluções.

Mentoring: como ajuda a Liderança?
Pelo lado empresarial, o mentoring é indicado para organizações que precisem gerir e aumentar sua receita, validar estratégias, aprimorar processos ou até modificar a relação entre sócios, tornando-a mais harmoniosa. Do lado da gestão, se apresenta como solução principalmente para o baixo envolvimento dos sócios com a operação, falta de conhecimento do negócio por parte dos gestores e a baixa capacidade de liderança para execução.

Para suprir estas deficiências, o mentoring empresarial é aplicado a empresas de pequeno porte e a empresários que reconhecem no apoio externo uma forma de ganhar conhecimento e velocidade de crescimento pessoal e profissional desenvolvendo competências de liderança. Essas soluções são sugeridas por profissionais que já trilharam e venceram caminhos pelos quais o mentorado está percorrendo ou ainda irá percorrer.

Os principais ganhos para os gestores são: ampliar a visão de negócios e mercado dos sócios e promover um empoderamento de suas competências para superar os desafios de cada operação. Desempenhando melhor seus papéis, passam a ser capazes de gerar lucro e caixa de forma rápida e consistente, pontos pouco explorados pelos empresários brasileiros.

Patrocinadores de Gestão

Apoiadores institucionais