O que a Indústria 4.0 pode oferecer de melhor para empresas e pessoas?

 

Vivemos em constante transformação. No campo tecnológico e industrial, registram-se quatro grandes revoluções. A primeira aconteceu nos séculos XVIII e XIX, com a mecanização e o início da produção em larga escala; após, veio a era da energia elétrica e a Indústria 2.0 caracterizou as linhas de montagem; a terceira revolução foi tecnológica, trazendo a automação e a presença do digital. A quarta e atual mudança, está indo além da fabricação, e integra processos com uso da tecnologia.

 

Depois de quase dois séculos, vivemos a era da Indústria 4.0, chamada de 4ª Revolução Industrial. Tem como característica a descentralização do controle dos processos produtivos e a multiplicação de dispositivos inteligentes interconectados, completando a cadeia de produção e logística nas indústrias. O surgimento de novos conceitos, como o Big Data e Internet das Coisas, em que os processos se aproximam da automação, trouxe a necessidade da mudança na maneira de gerir a indústria e transformou a visão sobre o funcionamento da indústria e sobre os processos que fazem um produto chegar até o consumidor final

 

Uma das características da Indústria 4.0 é a conexão entre diversos sistemas. Por exemplo, hoje em dia, seu carro se conecta facilmente ao aparelho de telefone celular e computadores. Essas conexões ajudam as pessoas a gerenciarem múltiplas tarefas de forma mais simples. E isso nos mais variados tipos de serviços. Para as empresas, a Indústria 4.0 traz a facilidade de realizar a gestão através da concentração das operações e a possibilidade de compartilhamento da gestão. O que aumenta a produtividade da indústria.

 

A grande vantagem da Indústria 4.0 é a possibilidade de prognóstico sobre o comportamento do mercado e do consumidor. Através da concentração de dados sobre os processos que ela propicia, as chances de se identificar falhas e futuros problemas com antecedência aumenta.

 

Se todo o sistema industrial está conectado e pode ser monitorado, é possível programar avisos, realizar suporte às máquinas e monitorar em tempo real a produção, mesmo à distância. Com essa visão, surgem novas oportunidades para os empreendedores. Negócios focados em serviços de manutenção inteligente e prevenção de falhas na linha de produção, automação, gestão compartilhada. A Indústria 4.0 é abrangente em sua aplicação e pode se adequar aos mais variados modelos. Novas linhas de produção podem surgir ou serem modernizadas, gerando produtividade e movimentando a economia.

Patrocinadores de Gestão

Apoiadores institucionais