O treinamento na busca de resultados

O risco de ter uma equipe despreparada pode custar caro para uma empresa. Investir em treinamento não só qualifica o time, como é um importante instrumento de motivação interna. O renomado estatístico britânico, Claus Moser, dizia “educação custa dinheiro, mas, da mesma forma, custa dinheiro a ignorância”. 

Existem diversos tipos de treinamento que podem ser aplicados para cargos e situações distintas. Cada qual com seu objetivo específico, a fim de preparar os funcionários para executarem melhor suas tarefas do dia a dia. Aprimorar a capacidade de gestores e colaboradores é uma peça chave para conseguir melhores resultados.

O líder é o espelho para os seus liderados; portanto, é importante iniciar o programa de treinamento da empresa por aqueles que ocupam cargos de chefia e, a partir daí, planejar uma programação para o restante dos funcionários. Para que os resultados sejam permanentes e duradouros, é necessário que seja criado o hábito de treinar, ou seja, o treinamento não deve ser apenas um evento pontual, mas sim fazer parte de um ciclo contínuo durante o ano todo.

Veja a seguir alguns tipos de treinamento e seus principais objetivos:

Treinamento comportamental:
Visam preparar os colaboradores para pensar e agir de acordo com o que o cargo exige e, principalmente com o que a empresa acredita. Para isso, é feita uma análise que determina o perfil dos profissionais, destacando quais são os principais pontos que necessitam ser trabalhados.

Treinamento de capacitação: 
Geralmente é aplicada em treinamentos técnicos a fim de preparar o profissional para desempenhar da melhor forma as atividades delegadas para sua função.

Treinamento de liderança:
Estar à frente de uma equipe exige uma postura adequada para tal e, muitas vezes, profissionais são delegados a assumir a posição sem ter conhecimento e vivência do que realmente um líder deve possuir.

Desenvolvimento de habilidades sociais:
A timidez excessiva ou até mesmo alguns tipos de fobias sociais podem prejudicar o desenvolvimento dos colaboradores dentro da empresa, impactando negativamente os resultados. Esse treinamento consiste em compreender as dificuldades sociais dos funcionários com o objetivo de sugerir estratégias e intervenções baseadas na análise funcional do comportamento.

Treinamento de motivação:
O principal objetivo do treinamento motivacional é melhorar o ambiente de trabalho, estimulando o crescimento do potencial humano, tendo sempre em vista o rendimento da equipe e, principalmente, a melhoria da empresa como um todo.

Treinamento de reciclagem:
É de extrema importância que todos os profissionais da empresa estejam atualizados com tudo o que diz respeito a sua função. Treinamentos de reciclagem são fundamentais para manter a atualização da empresa em dia e todos os colaboradores engajados com o que precisa ser feito e da forma como deve ser conduzido.

A ABRH-RS oferece Cursos Abertos e Cursos de Lideranças para quem quer se capacitar em diversas áreas de Recursos Humanos. Também oferece Cursos In Company, que são realizados dentro das empresas e pensados diretamente no seu time de colaboradores e no seu perfil de empresa. Conheça, capacite-se. 

Patrocinadores de Gestão

Apoiadores institucionais