Pesquisa da Mercadômetro e ABRH-RS detalha o mercado de RH no Brasil

 

Diante das mudanças exigidas por uma sociedade globalizada, as empresas são impulsionadas a passarem por profundas adaptações. Diferentes dinâmicas entre o relacionamento do colaborador e da empresa são algumas das consequências desse processo, que estimulam gestores e líderes de equipes a procurarem maneiras para prepararem seus funcionários. Imersos nesse ambiente de incertezas, as organizações enfatizam o aperfeiçoamento de seus colaboradores para maior engajamento. Em parceria com a ABRH-RS, a Mercadômetro realizou um estudo sobre o mercado de trabalho dos profissionais de Recursos Humanos, e Medicina e Segurança do trabalho, entre o período de setembro de 2017 a fevereiro de 2018.

 

A partir deste estudo, a ABRH-RS pretende fornecer aos profissionais da área de Recursos Humanos e gestão de pessoas um panorama sobre o setor no Brasil. Os dados foram traçados a partir do CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, em consonância com dados da RAIS – Relação Anual de Informações Sociais. Informações da pesquisa como localização, distribuição, dados demográficos e remuneratórios, serão disponibilizados ao longo deste ano.

 

 

Foram contabilizadas 310 mil pessoas das três áreas estudadas: Recursos Humanos (RH), Medicina do Trabalho (MT) e Segurança do Trabalho (ST). Com maior número de profissionais, a área de RH compõe 61% das vagas ocupadas - ao todo são 189.893 funcionários. Dentre esse total na área de RH, 23,81% ocupam cargos de liderança ou são gestores. A região Sudeste concentra o maior número de profissionais das três áreas, com 58,2%, seguida pela região Sul que ocupa 15,89%, Nordeste 13,81%, Centro Oeste 7,88% e a Norte 4,11%. Com menor número de profissionais na área de Recursos Humanos, a região Norte conta com 6.989 profissionais, enquanto a região Sudeste tem concentração superior de 59%, cerca de 111.733. O estudo também delimita a região Sul, na qual concentra 49.373 dos profissionais pesquisados no Brasil. O Paraná se destaca na região com o maior número de profissionais, com 38,51%, seguido pelo Rio Grande do Sul (34,75%) e Santa Catarina (26,74%). Em todos os estados da região Sul, a área de Recursos Humanos é predominante. O Rio Grande do Sul conta com 17.155 profissionais na área, sendo 60% ocupados por profissionais de Recursos Humanos.

 

Outra informação relevante para profissionais da área foi quanto às movimentações de entradas (admissões) e saídas (desligamentos) das empresas no período estudado. Critérios como gastos com demissão, custos de contratação, eventual perda de conhecimento e desgastes nas equipes, foram considerados para esta análise. Nas três áreas estudadas, as vagas foram repostas em aproximadamente 98,5% dos casos. A área de Segurança do Trabalho foi a que mais renovou seu quadro de profissionais em todas as regiões do país, com percentuais entre 33% e 39%. Vale salientar que, 30% dos gestores e lideranças da área de RH trocaram de empresa no período analisado.

 

Neste sentido, a ABRH-RS oferece diversos cursos de capacitação dentro do segmento, nas mais variadas áreas e ênfases, para que os profissionais da área de Recursos Humanos se desenvolvam e acompanhem o mercado.

Patrocinadores de Gestão

Apoiadores institucionais