Preparando a empresa para uma futura negociação

Apesar das flutuações de mercado, existem grandes recompensas para quem consegue fazer com que as fusões e aquisições tenham sucesso. Então, no que as empresas que buscam realizar uma fusão ou aquisição em um clima econômico desafiador devem se concentrar para garantir o sucesso?

George Lippert Neto, sócio-diretor da Lippert Advogados, destaca a importância de debater estes temas que muitas vezes são desconhecidos pelos empresários. “O empresário deve se estruturar, buscar organizar seus negócios de forma a demonstrar atratividade dos mesmos”, afirma Lippert. O investidor busca empresas e oportunidades com algum diferencial muito claro e que tenham um potencial de retorno no futuro. Podem ser bons profissionais, alguma inovação, altas taxas de crescimento entre outros aspectos.

Uma avaliação econômica é indispensável e decisiva em uma negociação envolvendo corporações. Cada etapa tem seu valor e deve ser feita com muita atenção. “A condição geral do mercado influencia de forma direta e indireta em uma avaliação. É muito importante o empresário saber o real valor do seu negócio, tanto para futuras negociações com terceiros como para comparar a sua evolução com a de outras companhias concorrentes” – destaca Élbio Schwarz, sócio da Tasch Consultoria e Gestão

Alvo das grandes corporações e até mesmo responsáveis por boa parte das negociações de fusões e aquisições, as empresas familiares são parte importante nesse processo. Segundo dados da Global Family Business Index, as 500 maiores empresas familiares do mundo somam um faturamento de 6.5 trilhões de dólares, o equivalente a terceira maior economia do mundo. Por este motivo, é essencial uma governança corporativa de qualidade, que trate temas como sucessão, venda e fusão com a devida atenção.

A sucessão de uma empresa pode acarretar uma futura venda da organização, seja por motivo de descontinuidade ou problemas de relacionamento. Segundo professor John Ward, da Harvard Business School, torno de 87% dos problemas de descontinuidade das empresas familiares são referentes a problemas externos ao negócio. Os maiores desafios das organizações são a rivalidade entre irmãos, que somam 27% e quando algum representante da família não quer abrir mão do poder, com 25%.

Diante de toda essa complexidade, é importante que os empresários estejam preparados. Em algum momento a empresa pode ter a necessidade de caixa, uma sucessão ou até uma oportunidade estratégica de novos mercados, e assim, estará diante de uma possível venda ou aquisição.

Patrocinadores de Gestão

Apoiadores institucionais