Profissionais ágeis são fundamentais para desenvolvimento de empresas no mercado

O cenário corporativo atual movimenta-se e transforma-se em uma velocidade cada vez mais rápida. Porém, quem faz esta roda girar são as pessoas e, com isto, as organizações necessitam de colaboradores ágeis e que consigam se adaptar a essas mudanças constantes. Para isto, é preciso que estejam capacitados emocionalmente para comportar os desafios cotidianos intensos.

 

A professora da Harvard Medical School e autora do livro “Agilidade Emocional”, Susan David, afirma em entrevista ao Valor Econômico que períodos marcados pelo estresse e pela ambiguidade como o que vivemos hoje suscitam reações opostas àquelas que as empresas buscam: em vez de colaboração, há mais tribalismo; no lugar de relacionamentos, nos tornamos mais transacionais. "As organizações estão exigindo agilidade por causa das mudanças tecnológicas e da complexidade, mas na verdade o ritmo de mudanças ultrapassou nossa habilidade psicológica de lidar com elas", afirma. Confira a entrevista completa.

Para a vice-presidente da ABRH-RS e presidente eleita da entidade, Crismeri Delfino Correa, liderança ágil não está relacionada com rapidez de execução, mas estar conectado, simplificar processos e ser eficaz. “A Teoria de Liderança Ágil é conceituada pela equação: talento - interferência. Então, quanto menos o líder intervir em um grupo, mais os talentos executarão as metodologias ágeis para fazer o produto ou serviço ter um resultado com qualidade. A tecnologia é ferramenta. O resto tudo é cultura. Quem faz a cultura são as pessoas, mas quem gerencia são os líderes”, afirmou.

Estes e outros insights acerca da temática serão debatidos no CONGREGARH 2019, maior congresso de gestão de pessoas do Sul do Brasil, promovido pela ABRH-RS, que ocorre em maio, no Centro de Eventos da PUCRS. Para confirmar presença no evento, adquira seu ingresso no site www.abrhrs.org.br.

Patrocinadores de Gestão

Apoiadores institucionais