Recursos internos na multiplicação de conhecimento geram benefícios entre colaboradores

 

Para incentivar o compartilhamento de conhecimento entre os colaboradores, uma das medidas adotadas por muitas empresas é organizar sistemas formais de multiplicação interna. Esse sistema de gestão estimula a troca de experiências e o crescimento entre os colegas.

 

A iniciativa auxilia no desenvolvimento de competências, autogestão, formação de lideranças internas entre outros. Além de integrar a equipe e gerar oportunidade de convivência entre diferentes setores e funções, a utilização dos recursos internos para capacitação aperfeiçoa a produtividade e renova a motivação do quadro de colaboradores.

 

As maneiras de aplicar esse sistema podem ser variadas, respeitando e adaptando-se às necessidades de cada empresa. Oferecer reciclagens e revisão de procedimentos com curta duração, por exemplo, pode ser um atrativo que motiva tanto quem aprende quanto quem ensina. Proporcionar a conquista de um certificado ao multiplicador é um incentivo, e faz o colaborador perceber o reconhecimento ao seu trabalho.

 

A alternativa é abrir um canal de comunicação onde os colaboradores possam oferecer algum ensinamento pertinente para os colegas. Podem ser palestras de curta duração ou vídeos que ficarão à disposição dos colegas. Isso motiva a participação de todos, não toma muito tempo durante o expediente e desperta a vontade de apresentar novas ideias.

 

A adesão a essas capacitações com multiplicadores internos, geralmente, é alta. O estímulo produz bons resultados não apenas para os envolvidos nos conteúdos transmitidos, mas reflete em toda a empresa, através do incentivo à criatividade, renovação do clima e união entre os colegas.

 

 

Patrocinadores de Gestão

Apoiadores institucionais