Saiba como motivar uma equipe e potencializar resultados

 

Pesquisas, como a realizada pela Right Management, informam que um colaborador motivado pode entregar resultados até 50% maiores. Este processo é responsabilidade da liderança, pois mediante a felicidade e o compromisso com o propósito e valores da organização, é que as pessoas darão entregas maiores e passarão a compreender as ações de engajamento. Mas, afinal, como motivar a equipe?

 

Primeiramente, é crucial que todos estejam ciente acerca dos objetivos da organização e do planejamento. Para que então, seja possível mostrar em qual parte a equipe ou o colaborador está inserido, qual é a importância da atuação deste profissional, além de explicar o fluxo e o impacto do esforço aplicado. O plano de ação é peça importante neste processo, pois envolvendo o time na criação e atualização, será possível disseminar o sentimento de pertencimento. Sem contar na possibilidade de expor oportunidades de crescimento profissional.

 

Metas de desempenho são fundamentais, tanto individuais como coletivas, desde que coerentes e com uma margem para dedicação para alcance. Após traçadas, o acompanhamento e o feedback tornam-se importantes processos para a estratégia corporativa, tendo em vista que a percepção será de disponibilidade para com a equipe e preocupação no desenvolvimento das pessoas. Se preciso, pegue junto e atue com os colaboradores para demonstrar a superação das dificuldades apontadas.

 

A celebração do sucesso é fundamental para sacramentar o ciclo motivador, pois é a apreciação e a valorização do trabalho realizado e do resultado apresentado. Palavras elogiosas muitas vezes são tão importantes quanto uma bonificação financeira.

 

Confira as principais características do líder motivador:

- Boa comunicação;
- Zelo pelo trabalho em grupo;
- Proximidade ao time;
- Preocupação com a gestão de pessoas;
- Respeito às individualidades e personalidades.

 

Para debater sobre “Liderança Ágil no Mundo Complexo”, a ABRH-RS promove o CONGREGARH 2019, de 15 a 17 de maio, no Centro de Eventos da PUCRS. As inscrições podem ser realizadas pelo site www.abrhrs.org.br. Não fique de fora desta oportunidade.


 

Patrocinadores de Gestão

Apoiadores institucionais