Saiba o que mudou no perfil do empreendedor

 

O empreendedorismo tradicional passou por muitas transformações e sua versão moderna apresenta mudanças no perfil de quem empreende, principalmente, com a expansão da internet e o desenvolvimento das novas gerações. De acordo com o estudo Jovens Empresários Empreendedores, elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) em 2017, dois em cada três brasileiros entre 25 e 35 anos têm como principal meta de vida dedicar-se a uma empresa.

 

Antes, abrir um negócio era sinônimo de altos investimentos, principalmente em estrutura física. Quem decidia empreender eram profissionais maduros, que trabalharam na mesma empresa por muitos anos e adquiriram conhecimento. Atualmente, muitos dos empreendedores são jovens, recém-graduados e com pouca experiência profissional e que tem como propósito solucionar problemas. Sua motivação é perceber que existe uma oportunidade ou um gap no mercado e oferecer algo inovador.

 

A criatividade acabou se tornando uma das principais características do empreendedor moderno, sem ela é difícil dar início a um projeto, mesmo que haja recursos. Colaboradores criativos e que conseguem trazer novas soluções para os processos já existentes são disputados. Modificando a visão do empreendedor tradicional, que era produzir muito para tirar o máximo de lucro sobre o produto. Além disso, essa mudança radicaliza a hierarquia tradicional das empresas. Hoje, todos têm voz ativa, não importa o cargo ocupado.

 

E para estimular a criatividade empreendedora é fundamental estar alinhado com as principais tendências mundiais. Para isto, o CONGREGARH 2019 é uma importante oportunidade para conhecer novas práticas e desenvolver a gestão de pessoas nos negócios. O evento da ABRH-RS está com inscrições abertas e debaterá o tema “Liderança Ágil no Mundo Complexo”. Se você busca empreender no futuro, saiba que o foco não deve estar no financeiro ou na burocracia, mas em como esses obstáculos serão superados para criar projetos prósperos e inovadores.

Patrocinadores de Gestão

Apoiadores institucionais