SLC Capacita: Inovação e Excelência em Desenvolvimento de Talentos na Agricultura

A SLC Máquinas, uma proeminente empresa no setor de maquinário agrícola, alcançou um marco significativo ao ser agraciada com o Prêmio Top Ser Humano 2023 - Categoria Organização da entidade, reconhecendo seu programa "SLC Capacita". Este prêmio salienta a dedicação da empresa em práticas inovadoras e eficazes em gestão de pessoas, ressaltando o programa como um exemplo em desenvolvimento profissional e capacitação de colaboradores.

Iniciado em 2017, o "SLC Capacita" alinha-se aos objetivos estratégicos da empresa, focando na formação de uma força de trabalho resiliente e adaptável. Rosileni Segatto, Gerente de Desenvolvimento Humano Organizacional e Sustentabilidade da SLC Máquinas, reflete sobre a importância do programa: “O SLC Capacita foi estruturado para atingir um dos objetivos estratégicos da empresa relacionado a pessoas, que é desenvolver uma força de trabalho à prova de futuro. Acreditamos que, através da maneira como conduzimos o programa, aceleramos o processo de aprendizagem dos colaboradores”.

O programa se destaca pela inovação na criação de multiplicadores internos, escolhidos do próprio quadro de colaboradores, que receberam formação especializada para liderar treinamentos internos. Esta estratégia otimizou o processo de aprendizado e resultou em uma economia significativa de custos, estimada em mais de um milhão de reais.

Os impactos do "SLC Capacita" são notáveis, com um aumento na satisfação do cliente para 90% e na satisfação dos colaboradores para 91%. Estes indicadores refletem um ambiente de trabalho mais engajado e produtivo, onde os colaboradores se sentem valorizados e essenciais para o sucesso da empresa.

O investimento contínuo em capital humano é enfatizado como crucial para o crescimento sustentável e a competitividade no mercado. O programa exemplifica como o desenvolvimento contínuo de habilidades e competências não só beneficia os colaboradores individualmente, mas também contribui para a eficiência operacional e satisfação do cliente.

Para obter um entendimento mais detalhado deste case de sucesso, o site dos Prêmios Top Ser Humano e Cidadania 2023 oferece o case completo para download. A iniciativa da SLC Máquinas com o "SLC Capacita" destaca o valor da inovação e do compromisso com o desenvolvimento humano, contribuindo para a excelência em gestão de pessoas e desenvolvimento organizacional.


 

Para entender: Expansão e Aprimoramento Contínuo do Programa SLC Capacita

 

Segundo o case, o "SLC Capacita" começou com a análise dos perfis dos colaboradores e o diagnóstico foi conduzido pelos departamentos de Desenvolvimento Humano e Organizacional e de Pós-vendas, centralizados na Matriz de Horizontina/RS. Fernando Thalheimer, um dos multiplicadores internos, expressou sua satisfação e desafios ao contribuir para o crescimento dos colegas através do programa.

Os benefícios do programa incluem a redução de custos com capacitação e ganhos significativos em produtividade. Por exemplo, a produtividade média dos consultores técnicos aumentou de 73,96% em 2021 para 90,22% em 2023. Além disso, os multiplicadores também passaram a realizar treinamentos para clientes externos, gerando receitas adicionais para a empresa.

O programa surgiu pela iniciativa do DHO e da área corporativa de Pós-vendas, visando acelerar o aprendizado das equipes e otimizar deslocamentos. A estrutura do programa inclui a identificação das demandas de aprendizado, a seleção dos multiplicadores internos e a realização de treinamentos técnicos pela John Deere, parceira de negócios da empresa..

Atualmente, há três multiplicadores internos ativos e mais três em fase de capacitação, demonstrando o compromisso contínuo da empresa com o desenvolvimento e a qualificação de sua equipe. A terceira fase do programa envolve a entrega efetiva dos treinamentos para os colaboradores, planejadas de acordo com as necessidades e disponibilidade dos participantes.

Desde o início, a SLC Máquinas investiu recursos financeiros consideráveis no programa, incluindo custos de salários e encargos dos multiplicadores, bem como despesas com viagens e materiais de treinamento. No total, a empresa conta com três multiplicadores internos atuantes e mais três em formação, atendendo a uma demanda interna para treze cursos diferentes. Essa estratégia demonstra o compromisso da SLC Máquinas com a formação contínua e o desenvolvimento de suas equipes. O programa mantém um registro de todas as capacitações internas realizadas, que serve como um indicador importante do desenvolvimento contínuo dos colaboradores. Esses registros são essenciais para medir o sucesso e o impacto do programa.

Desde o início do SLC Capacita, foram realizadas 76 turmas de treinamento interno, com a participação de 762 colaboradores, totalizando 1.284 horas de treinamento. Esse número substancial reflete o extenso alcance e a eficácia do programa dentro da empresa. As turmas de treinamento são planejadas levando em conta a sazonalidade do negócio, garantindo que os treinamentos sejam realizados nos períodos mais propícios, maximizando a eficiência e a relevância dos cursos oferecidos.

A SLC Máquinas acredita firmemente que o desenvolvimento constante é vital para adquirir conhecimento. Por isso, a empresa se compromete a investir e acompanhar continuamente o programa SLC Capacita, garantindo que ele permaneça relevante e eficaz.


Acesse o site dos Prêmios Top Ser Humano e Cidadania 2023 aqui.

Patrocinadores de Gestão

Apoiadores institucionais